Project TEAMING The Discoveries Centre, coordenated by 3B's-UMinho, approved by the European Commission

last updated: 2016-12-06

Project TEAMING The Discoveries Centre, coordenated by 3B's-UMinho, approved by the European Commission

Comissão Europeia aprova candidatura para a criação de Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão em Portugal

 

 

Centro de grandes dimensões tem liderança da UMinho e resulta de parceria com a University College London (UCL) e mais quatro universidades portuguesas

Foi aprovada pela Comissão Europeia (CE) a candidatura para o financiamento da criação de um novo grande centro de investigação de excelência europeu que terá sede em Portugal e funcionará sob a coordenação da Universidade do Minho. O projeto conta, para além dos 15 milhões de euros de financiamento direto da CE, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR) do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Prevê-se que o investimento total na instalação do novo centro nos próximos sete anos aproxime-se dos 100 milhões de euros, acrescidos das verbas próprias conseguidas em concursos e contratos pelos investigadores afetos ao novo centro. Foram apresentadas a este concurso TEAMING 170 candidaturas com origem nos mais diversos países da Europa, tendo sido selecionadas 31 para uma segunda fase e, destas, só 10 foram selecionadas para serem financiadas por Bruxelas.

A iniciativa aprovada tem como objetivo criar em Portugal um novo centro de investigação de excelência, multicampi, na área de Medicina Regenerativa e de Precisão, sendo coordenada cientificamente pelo professor Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B’s. O The Discoveries Centre pretende focar-se em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores para serem aplicados na prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares. Resulta de uma parceria, um processo de “teaming”, entre cinco universidades portuguesas - Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa - e a University College London (UCL), do Reino Unido, líder mundial em Ciências e Tecnologias da Saúde. Terá sede no Minho (AvePark), campi no Porto, Aveiro e Lisboa, para além de um campus de suporte no centro de Londres.

Os próximos passos incluem a presença em Bruxelas de Rui L. Reis a 23 de novembro, a convite do comissário para a Investigação e Inovação, Carlos Moedas, e do diretor-geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Robert-Jan Smits, no âmbito de “Spreading Excellence and Crossing the Innovation Divide Conference”, onde decorrerá uma receção e sessão de interação com os coordenadores das 10 propostas financiadas pela CE. Está ainda previsto que os contratos destes projetos sejam assinados numa cerimónia pública a decorrer em Bruxelas, em fevereiro de 2017.

Link clipping UMinho: 

Interview to Rui L. Reis, in TSF, 2016-11-15
The Discoveries Centre, in Antena 1, 2016-11-17

Back to top